terça-feira, 21 de agosto de 2012

Escola Estadual

Na Escola Estadual Profª Luíza Maria Bernardes Nory, na comunidade onde moro há 20 anos, é onde também desenvolvemos as atividades com voluntário. Ao contrário da instituição, até mesmo pela característica da instituição, já existe um processo de integração ocorrendo, á principio pela abertura do espaço proporcionado pela diretoria e agora, na integração e determinação dos professores e demais membros para a efetivação da  proposta. Como consequência dessa integração, há o desenvolvimento de projetos voltados à expansão e continuação das atividades, esforços são multiplicados e interesses somados para uma adequação da proposta como atividade educacional permanente.
Assim sendo, alternativas são pensadas no intuito de aperfeiçoamento das atividades, e assim são somadas ações de descoberta e de fomentação do conhecimento. No dia 16 de agosto, fui convidado pelo professor Marcos para vistar uma propriedade onde a produção de verduras e legumes se dá através do manejo orgânico. Se trata do Empório orgânico, localizado na rodovia Marechal  Rondon- SP300 KM 486, nas proximidades da rotatória de acesso á Cidade de Penápolis.
Lá fomos recepcionados pelo jovem William, que a três anos trabalha na propriedade e que nos apresentou um pouco da rotina de produção de verduras e legumes, a rotação das culturas, a adubação do solo, a irrigação, produção consorciada de plantas, o que ajuda no equilíbrio da produção. O solo tratado adequadamente oferece estrutura para a formação de plantas saudáveis, mais resistentes às pragas, plantas amigas ajudam no controle e favorece uma melhor produtividade da lavoura. Conhecemos um pouco do processo de produção de composto que se inicia, através da trituração do sorgo que já é utilizado.
Uma visita rápida que nos proporcionou grandes idéias e nos direciona para novos objetivos, os quais há de trazer conteúdos muito mais concretos e novas perspectivas.
Pra finalizar, as minhocas que residem em nosso composto orgânico escolar, iniciado no final do 1º semestre e que voltará a ser produzido junto aos alunos.
       






























2 comentários:

  1. As imagens de um paraíso. Belo trabalho, parabéns para a escola.
    Ótimas fotos!

    ResponderExcluir
  2. Oi... Que bom te ver por aqui.
    Estamos aprendendo, devagarinho...

    ResponderExcluir