sábado, 25 de maio de 2013

Como fazer um cisne com pneus...

 Repetindo a foto, mas por uma boa causa... Um passo à passo da maneira como se faz um cisne com pneus usados. Estes dois da foto foram feitos a partir de pneus traseiros da motoneta Honda Biz.
A pintura é feita com tinta látex e a sustentação da cabeça com arames ou ferro de construção.
Aqui tentei marcar os cortes em suas medidas aproximadas... A linha pontilhada no centro delimita o corpo do cine, sendo que pode ser utilizado como vaso ou cesto para enfeites.  Os cortes da cabeça e rabo são meramente ilustrativos, apenas para que se tenha noção de formas e pontos de corte.
Os cisnes que estou montando são feitos com pneus de carriola, ou carrinho de mão... São menores, mais largos e fácil de cortar. Geralmente, encontra-se em borracharias ou em locais de disposição de entulho... Os pneus não têm tempo determinado para se degradar no ambiente, podendo ultrapassar os mil anos... 
Aqui podemos ver o corte da cabeça seguido pelo pescoço, a parte encoberta é foi cortada de maneira que possa servir de calda... O pescoço mede 2,5 cm de largura, com comprimento determinado pelo tamanho do vaso que se pretende deixar.  
Depois de cortado o pneu, pressionamos a parte rodante que não foi cortada para dentro de modo que se forme um cocho.
Em seguida, puxamos um dos aros laterias para cima, fazendo que a mesma vire do avesso...
Em seguida, puxamos o outro aro de forma que todo o pneu fique do avesso... isso fará com que as bordas restantes do corte do pescoço se virem para fora, dando forma às assas...
Ferro de construção e arame farão a sustentação do nosso ganso ou cisne, sendo que podemos usar uma barra de 66 cm, sendo que dobrada em forma de u, com medidas de 6 cm para a alça e duas pernas de 30 cm cada... Por não ter um apoio de fixação, usei uma barra maior para que a mesma fosse dobrada e calçada para poder ser fotografada...
Uma vez furado o centro do vaso, insere-se os pés e através da alça, faz-se a amarração com arame nas laterais dos aros... isso é necessário para que nosso cisne não fique em desequilíbrio, Nessa foto podemos ver todos os detalhes da nossa ave... as asas, a calda, o pescoço, as pernas e a cabeça... Para que que fique mais realista, fazemos um corte como descrito na foto texto acima- 2ª - próximo ao final da calda, saindo do aro e terminando na pota da asa. 
Para a montagem do pescoço, utilizamos um pedaço de arame grosso que foi dobrado na forma como desejamos que o alinhamento do pescoço e da cabeça se estabeleça... Podemos fazê-lo reto à frente, levemente suspenso ou inclinado para os lados e até coçando sob as asas... a posição fica a critério do gosto criador... O arame que dá sustentação é preso ao pescoço por pequenas amarrações com arame mais maleáveis a cada 5 cm, sendo que parte do fundo do cocho e vai até até a ponta do bico... As suas curvaturas formarão as curvaturas do pescoço.
Nesta foto, podemos ver o arame ao centro do pescoço, amarrado por pequenos arames que dão sustentação ao formato de todo o tronco..
Depois de armado o pescoço, dobramos levemente os aros na extremidade inicial do corte do pescoço para dar abertura às asas. Os aros contém arame interno na borracha, necessitando a aplicação de força.
Aqui já vemos o nosso cisne de perfil, acima o formato e posição da cabeça... Após a montagem e fixação, iniciamos à preparação do vaso. Faz-se dois pequenos furos no fundo para que exista a drenagem da água de irrigação e depois colocamos a terra, no caso do meu, cerca de um litro e meio de terra adicionado de meio litro do composto produzido no quintal. . 
O local escolhido para a instalação do nosso ganso pode ser o jardim, uma área, um terraço, uma calçada... enfim., o que precisamos estar atento é que, quanto maior o tamanho do pneu e o peso do vaso, mais grosso será o ferro utilizado para fazer as pernas. A medida de 30 cm se dá livre da sustentação, sendo que,  no caso de fixação no solo, esse poderá aumentar proporcionalmente à medida da profundidade necessária, ou seja, se for necessário introduzir 20 cm, as pernas serão acrescidas de 20 cm também. Caso seja em área de ladrilho, a base pode ser feita através de madeira, sendo apenas necessário perfurá-la para a fixação.   
Essa é a visão do nosso cisne, feito para poder ilustrar o passo á passo... A partir de terça feira, dia 28, estaremos finalizando o nosso canteiro de pneus na escola onde estaremos pintando a estrutura e instalando os demais cisnes que serão montados... Nesse meu, foram plantados morangos e onze horas, faltando apenas o acabamento da pintura em látex... mas isso é com os amigos, através da criatividade de cada um...
Lembrando que esse trabalho é um trabalho encontrado na NET e que somente foi reproduzido por mim, descritos os passos que utilizei para confeccionar... Parabéns e obrigado ao idealizador, o qual não foi identificado nas postagens que visitei 
Cuidar da natureza, dando destinação adequada ao nosso lixo, fomentando trabalho educação e embelezamento... Isso é o que desejamos... 
Para quem desejar mais detalhes, mande-nos um e-mail
edsondeplis@gmail.com
Boa noite... paz, luz e harmonia à todos.