Creio que toda criança nasce com um saber pronto para guiá-la em sua época. O que ela necessita é de caminhos que possibilitem o desenvolver desse saber de forma plena e consciente.
Tudo o que existe na Terra evolui... O saber aqui construído também se desenvolve dessa forma.
A criança não é produto à ser moldado, mas uma vida, que traz consigo as suas aptidões e as suas carências em características próprias.
Em um mundo tão diversificado, transformar ou desejar construir um modelo de cidadão é privação de liberdade, escravidão.
A criança aprimora o seu conhecimento, nato, a partir da visualização e questionamento daquilo que assiste. Sua mentalidade não pode ser criada, mas desenvolvida a partir de um amontoado de informações que lhe é particular, nata em sua essência. Isso eu entendo por dom, vocação. É necessário, no meu entender, que os pais e educadores estejam atentos à essa particularidade própria existente em cada indivíduo, que criem meios para que essas particularidades sejam desenvolvidas dentro de um contexto de diversidade, sem imposição de modelos padronizadores. É função do Estado- e que me perdoem aqueles que ainda pensam o contrário- desenvolver caminhos para que a escola consiga se adaptar à essa realidade, não mais como um instrumento de injeção de dados apenas, mas como construtora de pessoas humanas, sábias e com capacidades e liberdade plena.
A escola que queremos, não pode mais ser construtora de mão de obra, não pode ser mais, construtora de sujeitos nulos... A escola tem que desenvolver sujeitos aptos à coexistir com a sociedade, com o meio em que vive e com toda a diversidade de seres vivos existentes nesse planeta. Sujeitos que sejam iguais com as suas diferenças, que compreendam o sentido da "Posse" em favor do coletivo... Educar para um futuro de sustentabilidade é educar para a igualdade de oportunidades, de alimentação, de saúde, de abrigo, de lazer, de felicidade, de existência e de liberdade. Nós somos capazes, mesmo que alguns de nós assim não o acredite.
Foto: Arquivo pessoal.
Atividade voluntária.
Aferição da produção de composto orgânico
E. E. Prof.ª Joana Helena de Castilho Marques - Penápolis -SP
Parceria com a Autarquia Municipal.
15 de agosto de 2011.
Interessante para você?
ResponderExcluirPor favor, visite nosso blog:
http://fazenda-compostagem.blogspot.pt/
Sobre o compostagem de gramíneas... :)
Com os melhores cumprimentos,
Hestel Tellus.
Grato pela visita Hestel Tellus... Muito interessante e digno... As pessoas precisam aprender que é possível, seja através das gramíneas, através do esterco, através das sobras de alimentação e através, até, das folhas que caem nas ruas, nas grandes cidades... A natureza nos oferece muito, nos dá a Vida para desfrutarmos dela... Cá trabalho apenas com pequenos espaços, Quintais urbanos e em escolas, mas muito puco comparado com a Maravilha do Teu trabalho... Vou colocar o Link do amigo à lateral de meu blog para divulgar essa maravilha... Um grande abraço amigo... estou disponível para o que necessitar no E-mail edsondeplis@gmail.com
ResponderExcluirParabens pelo trabalho e sucesso!
ResponderExcluir"Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, mudarão a face da Terra". provérbio africano
Se puder inclua nosso blog no seu.ok http://estagiositiodosherdeiros.blogspot.com.br/
Grato pela visita... Tens um material de muita valia para a divulgação, o que meree ser mostrado... Já se encontra incluso o vosso Blog em nossa aba e divulgado no grupo Transforma a Terra no face, e também nos demais canais...
Excluir