O estudo da compostagem nos permite tematizar as ocorrências naturais que montam todo o nosso sistema vivo. Desde a geração de "lixo" e os maléficos decorrentes da sua "finalização" no meio até o próprio processo de criação da vida, as visualizações, os processos físicos, químicos e biológicos podem ser abordados quando, TRABALHADOS em conjunto com as temáticas propostas pelo currículo pedagógico em questão. Um bom exemplo é a utilizar mecanismos comunicação que fomente a percepção, como fizemos junto aos alunos do quinto ano do ensino fundamental à dois anos, na apresentação da compostagem como meio de decomposição da matéria, explicamos que as bactérias e fungos iriam "comer o lixo" em forma de sanduíche, uma vez que esse é montado em camadas. Essa brincadeira faz com que as crianças percebam como ocorre o processo da decomposição, o que lhes foi explicado como um processo de desmontagem das coisas que existem. "Tudo o que existe é montado dentro de uma receita que contém vários ingredientes, a natureza monta a vida inicial que evoluí, ou seja, vai juntando os pedacinhos necessários dessa receita para a sua construção. Quando morre, outros elementos vivos desmontam esse ser vivo, pois a sua matéria já não serve para a própria vida, mas alimenta outras vidas que necessitam desses pedacinhos para se montar. Assim a vida evoluí, pedacinhos saem de um ser vivo ou do ambiente para tomar forma em outro ser vivo ou outra matéria, de forma constante e infinita."
Ciclo dos nutrientes, receita única da Terra.
Foto do trabalho realizado junto à Prefeitura Municipal em 2011.
Aliado à compostagem, a visualização do processo de transformação é facilmente identificado em uma área verde. Insetos, plantas, animais, clima e reações fazem parte de qualquer ambiente, as áreas verdes podem funcionar como um laboratório de visualizações, através da procura e da percepção. Após a montagem da compostagem, as crianças buscam identificar nos solos, resíduos da ação de insetos, de aves e vegetação em processo de desmanche. Isso aguça a curiosidade e torna a aprendizagem mais completa, uma vez que ocorrências visualizadas em períodos e locais anteriores vêm à tona, diversificando as temáticas e abrindo novas discussões.
Câmeras fotográficas de aparelhos de telefone celular, uma câmera da escola e inicia-se um processo de captura e de armazenamento de imagens, monta-se um álbum para a classificação e identificação das ocorrências de forma que possa ser acessado e visualizado pelos alunos. Tal processo permite a observação das mudanças ocorridas na compostagem, assim como as descobertas realizadas no meio. Didaticamente atrativo, cativante e educador...
Nenhum comentário:
Postar um comentário