sexta-feira, 19 de abril de 2013

Aula prática... Relátório da atividade- Compostagem


A escrita é um dos principais marcos da socialização. Direito de todo o cidadão, a alfabetização deve ocorrer em tempo hábil, e a arte da escrita não deve estar limitada ao simples exercício de conjunção de letras e formação de frases.
Gosto de dizer, nas conversas que tenho com professores em minhas atividades que a Educação Ambiental é rica em matéria de conteúdos à serem trabalhados... Mais que unir letrinhas, a escrita desempenha papel fundamental na educação. Saber expor seus pensamentos de forma coerente e saber interpretar e entender o texto lido é um mínimo que se pode esperar do educando... Esse é um dos problemas que eu enfrento, além da compreensão da leitura, pouco posso me vangloriar, visto que minha escrita é deficiente, cujas regras não aprendi a dominar à tempo...
Contudo, sempre há tempo para aprender, e esse aprendizado vamos construindo na prática...
O exercício da escrita pode ser desenvolvido dentro da proposta do projeto, através da introdução de mecanismos de descrição daquilo que se assiste... A compostagem, os processos ocorrentes, as visualizações, as discussões e muitos outros fatores podem ser trabalhados de forma à fomentar o desenvolvimento da escrita, de trazer para dentro da atividade, leituras referentes ás discussões... Essa é umas das alternativas em que estamos trabalhando, a área verde como instrumento de discussão e construção da habilidade da escrita e da leitura... Aqui, a atividade de acompanhamento do processo de compostagem é descrito por um redator, o qual foi escolhido para estar registrando o conteúdo da discussão. Temos em mente que, a poesia, a crônica, os contos, a reportagem, e outro diversos tipos de atividades podem ser desenvolvidas... Por enquanto, a atividade é apenas uma iniciativa, mas que merece ser registrada...

Independente da mensagem transmitida, a nossa prioridade inicial é a introdução de mecanismos que nos permita trabalhar a escrita, trabalhar a compreensão da escrita, trabalhar a criatividade, a funcionalidade e a sua aplicabilidade... Como gosto de dizer, a Educação Ambiental é uma Educação para o homem, para a busca de aperfeiçoamento  do sujeito humano para a compreensão do meio onde ele vive...
Que façamos escritores, poetas, críticos, jornalistas, educadores, lideres desse nova sociedade... Como também gosto de dizer, não somos capazes de construir essa realidade de forma individual, mas através da união de vários atores e de vários saberes...
Venha fazer parte desse estudo, envolva a sua escola, a sua comunidade e nos dê um alô sobre suas ações...
O futuro agradece... Luz e Paz à todos...