terça-feira, 28 de agosto de 2012

Depois de corrigido...

Mudar a sociedade é uma atividade de conscientização da população, em especial,  a nova geração que surge e que configurará o futuro da Terra. Neste sentido, a introdução da prática não é mero ativismo, pois reivindica um direito de acontecer nas narrativas da teoria disciplinar e curricular da escola. Essa é a síntese da educação ambiental, a síntese da conscientização, que ocorre de pequenas ações, que promove olhares curiosos e descrentes, mas que semeia olhares, pensares e saberes.
O Tempo é o senhor da conscientização e educação ambiental é a continuidade de ações ocorridas dentro do parâmetro temporal da vida. É fato que há pensares contrários ao processo de conscientização, é fato que há convicções que descaracterizam atividades de ativismo, assim como também, desacreditam teses. Porém, fato maior é a possibilidade de integração do ativismo, conhecedor das práticas mas órfão do saber, às Teses que são defendidas, sem que exista espaço para uma ação concretizadora das suas ideologias.
Quantas Rios+20 serão necessárias para que exista um movimento capaz de unir teorias às práticas? Quando seremos capazes de compreender que existem caminhos para a mudança, tanto na área econômica, através da ação cooperada estruturada para a sustentabilidade, na área educacional através da introdução de tecnologias que promovam o aprendizado concreto, na área social, ambiental, cultural e na diversidade de áreas das interações humanas, através da consciência de somos um todo meio atrofiado pelos acúmulos aos quais nos propomos. Nossas crianças e jovens necessitam de consciência e não dos vícios que a sociedade está à lhes expor. Há de haver espaços para que estes cresçam na certeza da participação solidária e cidadã, na consciência ecológica, na sabedoria do organismo Terra e do processo de criação da vida. E é assim que se espera utilizar dos processos da educação ambiental, onde buscamos caminhos e alternativas, e no auxílio mútuo, começamos a formar uma pequena comunidade de educadores, ativistas, pensadores, pessoas que acreditam e buscam um mesmo ideal de crescimento.
Qualquer outro vislumbre, só se for por consequência...   




















Nenhum comentário:

Postar um comentário