sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Ecologia das ruas

Perto da gente, no entorno das escolas, nas ruas e nas praças, nas áreas mais afastadas... Todo lugar apresenta algum elemento capaz de ser utilizado na promoção da compreensão dos mecanismos de transformação ocorridos na Terra. Muitas situações são passivas de ilustrar o que ocorre no meio físico, reações e transformações ocorridas pela interatividade dos constituintes da Terra em determinado espaço geográfico podem ser visíveis quando passamos a perceber o meio que nos cerca, elementos da paisagem urbana.
A compreensão do processo de formação do solo pelo intemperismo químico, físico e biológico ocorrido em uma rocha do jardim, a poda discriminada de uma árvore ou mesmo a tentativa de extermínio da mesma, a polinização ocorrida por insetos, as características hídricas da região, as fontes de energia utilizadas, as fases de desenvolvimento de uma planta, floração, sementeira e rebroto das árvores.
A educação ambiental não necessita ser tão teórica, a diversidade de mecanismos encontrados dentro do contexto territorial que envolve uma escola e a comunidade ao seu entorno é magnífica, aguça a observação e proporciona um olhar crítico em relação as ocorrências reais e suas consequências para com a comunidade ecológica local.
Educar para a preservação é educar para a percepção da realidade inapercebida, a realidade oculta nas molduras da civilização. Aprender que a cultura se renova, que a realidade se renova, que a Terra e nossos espaços se renovam, mas não estamos, necessariamente, desligados das pegadas do tempo. A educação ambiental abre oportunidade para a inter-relação entre pessoas, entre o meio físico e os atores de sua urbanização, entre a porção ecológica da Terra e modernidade. Cultivar valores como a amizade, solidariedade, respeito e ética através da interação dos alunos com a sua realidade local implica em preservação, decifrar a ecologia das ruas, praticar a diversidade cultural e descobrir na simplicidade da doação, do cumprimento, da cooperação, da preservação, a essência da unidade Vida.        
Erosão em rocha      
Figueira  29 anos
 .Energia 
Polinização
Riacho que corta a cidade.
Carimbó
Presente
Morangos em  PET-
Minhas colegas de trabalho e grandes incentivadoras.
Meu muito obrigado.   

6 comentários:

  1. Prezado Edson Silva,
    Olá!
    A fundação do espaço verde é ótima para o cidadão brasileiro!
    Obrigada pela eco-parceria e parabéns pela relização dos projetos verdes!
    Atenciosamente,
    Desejo muito sucesso!
    Luciana Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, eu agradeço a oportunidade que tem me dado. Acredito que a Educação Ambiental é um movimento que ocorre por várias mãos, em todos os lugares e de forma interligada. A parceria é justamente o canal de interligação que proporciona a disseminação. Meu trabalho não teria significado se não fosse o apoio de todos os eco-amigos. Aqui tenho algumas receitas que devem ser melhoradas, e o caminho para a melhora é a disseminação. Seja bem vinda ao meu espaço, que é seu também.
      Um grande abraço, paz e muito obrigado, de coração.

      Excluir
  2. Adorei seu post!
    no meu blog Oikos http://leticiasacks.blogspot.com.br/ tem uns links que vão ficar legal no seu pra colocar nas suas barras laterais. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá Letícia, muito obrigado. Fico feliz que tenha gostado e mais feliz ainda por estar aqui. Meu blog ainda é como um diário, mas ficarei feliz em adicionar os links( só não sei como o fazer). Já dei uma passada pelo Oikos, mas confesso que foi de relance. Agora estou seguindo, será mais fácil.
    Um Abraço e muito obrigado pela vista.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Obrigado Eliane, fico feliz que tenha gostado, seja bem vinda.

      Excluir