terça-feira, 15 de maio de 2012

Da produção, os benefícios individuais.

Através da produção de composto, alcançamos hoje um total de 300 litros de resíduos compostados, a primeira leira com um total de 39 litros já se encontra em estado de maturação, havendo a possibilidade de utilização após 12 semanas de processamento. No que diz respeito à horta, da qual não temos conhecimentos teóricos, ou seja, estamos aprendendo com os erros, a produção está ocorrendo à seco, até porque pretende-se, em um novo ciclo, avaliar as características do efeito do composto na produção.
Dos canteiros semeados, um deles já foi colhido, o que acarretou em um certo desconforto por não haver registro visual da colheita, preparação e consumo das hortaliças. Mesmo assim, acreditamos que é possível adotar um rodízio de cultura capaz de suprir as necessidades complementares da alimentação das crianças assistidas.
Em um único canteiro, com cerca de 60 cm de largura e 2.50 cm de comprimento, foram colhidos duas remessas de cerca de 60 pés de rúcula, o que serviu para complementar a alimentação de cerca de 70 crianças. Pode parecer pouco, mas a produção calculada da área total será suficiente para atender as necessidades alimentícias das crianças ao menos 4 vezes por semana- contando que pretendemos movimentar a produção de acordo com as necessidades, particionando a área para o devido fim- assim sendo, a produção de composto para a adubação do solo tem custo zero, a totalidade da área plantada até o momento consumiu R$ 30,00 de sementes, a cobertura de sombrite poderá ser confeccionada a partir de sacos de nylon trançado (cebolas), a mão de obra pode ser adquirida junto aos voluntários e alunos da instituição e a água disponibilizada pelo abastecimento público. Em dez semanas, foram confeccionados 21 canteiros, sendo que 9 são de verduras- alface, almeirão, rúcula, couve, acelga, brócolis, agrião- 4 de raízes- beterraba, cenoura, rabanete, 1 misto, 1 de salsinha e cebolinha, 1 de quiabos, 1 aboboras menina, 1 misto tomate e feijão andú, além da área onde pretendemos coletar na tarde de quinta-feira, vagens de feijão.
Totalizando a área, há ainda a possibilidade de formação de mais 12 canteiros de imediato, havendo a possibilidade de criação de mais três em área de depósito de galhos para a secagem. portanto, à se repetir as primeiras ações, contabilizaremos cerca de R$60,00 em aquisição de sementes para a produção de 37 canteiros, dos quais pretendo- peço a ajuda de alguém para criar uma escala de plantio- formar um ciclo de produção com colheita diária, favorecendo a variação do cardápio local.



É possível que tais estimativas se tornem inviáveis, assim como é possível que exista limitadores para as ações, mas existindo a vontade, a continuidade das atividades há de permitir a doação ou venda de hortaliças para a comunidade ao redor, favorecendo um novo olhar sobre as crianças atendidas, passando de crianças em condição de vulnerabilidade à crianças com perspectivas de futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário